A Escola Sueni fica situada à rua Prof Hostin, 598 - próximo a Estação Rodoviária e ao Estadio Municipal - Fone: (xx) 55 3232 5313

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Plano de Emergência e abandono de escola

A Equipe de Bombeiros de São Gabriel orientou os alunos do turno da manhã  para como proceder em situação de incêndio. 
       Conforme proposta do Corpo de Bombeiros 

As  questões de segurança relacionam-se fundamentalmente com a complexidade crescente das sociedades humanas.  Vive-se em aparente harmonia com a natureza em uma realidade de interesses conflitantes.  Acentuando consideravelmente , os desequilíbrios  entre o ambiente natural e o ambiente social em que vivemos .
Os  cenários são vulneráveis , restando a nós , apenas reduzir  o seu grau a níveis compatíveis com a preservação da vida.  Programas educativos, que propõe a implementação  de medidas preventivas e a preparação de planos de emergência   nos permitem fazer frente aos diversos riscos a que estamos expostos. Sendo assim, a comunidade escolar, torna-se  alvo  de diferentes tipos de sinistros  , mas  é também e sobretudo ,um pólo dinamizador da informação e do conhecimento, constituindo-se como um parceiro valioso na divulgação e sedimentação de uma cultura de  prevenção que produza mais segurança no ambiente escolar e ecoe em toda a sociedade.


     Após cada turma receber orientações sobre a maneira correta de proceder em situação de incêndio, no dia 2 de maio,  foi simulado uma situação real, inclusive com pessoa ferida.
    Dentro do tempo estipulado os alunos foram evacuados do prédio, chegou equipe de salvamento. Tudo com muita ordem, que é  considerado um dos fatores que devem ser trabalhados.
    Após o evento a equipe de bombeiros conversou com alunos e agradeceu a direção da escola o espaço cedido.



segunda-feira, 20 de maio de 2013

Projeto Solidariedade "Sueni em ação"

"A caridade põe-nos em estado  de graça com Deus."

          A Solidariedade é o componente que representa a nobreza do caráter humano. Ela é o bem-necessário, recíproco, o elo harmônico entre todos, na qual predomina a caridade, o amor, respeito e atenção, sem compromisso ou vínculo algum com o materialismo  que parece consumir cada vez mais a humanidade.
       É através do ato solidário que nos desenvolvemos como seres, pois este nos faz crescer, amplia horizontes, desperta o altruísmo escondido em nosso âmago, propiciando assim valores mútuos entre as pessoas na busca incessante por um mundo melhor que depende exclusivamente da ação humana nossa de cada dia. Afinal, para que estamos nesse mundo senão com a intenção de vivermos irmanamente uns com os outros, como nos ensinou o grande mestre?
Foi trabalhado o tema “solidariedade” com todas as turmas, ao nível de cada uma, onde os alunos puderam reconhecer em suas vivências atitudes solidárias, incentivando toda a comunidade escolar a lutar por mais democracia, mais igualdade, mais respeito aos direitos humanos e as diferenças, formando indivíduos críticos, preparados para defender seus interesses, explicar e combater os mecanismos que geram a violência, a miséria e a exclusão.
 Num ato concreto, na sexta-feira, dia 18 de maio, que antecedeu o Dia da Solidariedade, 19 de maio, o tradicional “tema de casa” foi substituído pelo “Tema de Casa Solidário”, onde os  professores, alunos e seus familiares  praticaram uma boa ação no final  de semana. 
         O importante é que todos os alunos de nossa escola compreendam a importância e participem dessa campanha como disseminadores da cultura da cidadania e solidariedade na comunidade escolar. No dia 19 recebemos a visita de professores e alunos da escola Nossa Senhora das Graças, parceira neste projeto,  juntando seus  agasalhos para entregarmos a Secretaria Municipal de Ação Social.  Na oportunidade houve um belo momento de apresentações dos alunos da Escola Nossa Senhora das Graças aos alunos da Escola Sueni.