Cada vez mais experientes buscamos um Ensino de Qualidade e Excelência, onde a aprendizagem e a cidadania caminham juntas! A escola busca preparar seus alunos para exercerem a cidadania de forma crítica, sendo agentes de transformação social.

A Escola Sueni fica situada à rua Prof Hostin, 598 - próximo a Estação Rodoviária e ao Estadio Municipal - Fone: (xx) 55 3232 5313
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Semana Farroupilha
JUSTIFICATIVA Considerando a educação do aluno como um ser integral, consciente de seu passado e de suas origens, para melhor exercer sua cidadania, buscamos: - Possibilitar aos alunos o conhecimento dos fatos que levaram a Revolução Farroupilha e suas conseqüências para o País; - Possibilitar aos alunos conhecerem a história do Rio Grande do Sul e divulgá-la; - Incentivar os alunos a vivenciarem suas tradições e culturas; - Possibilitar aos alunos reconhecerem-se como gaúchos, com costumes diferenciados; - Estimular a comunidade escolar a conhecer e valorizar a cultura gaúcha e cultivar o amor pelo Rio Grande do Sul. OBJETIVOS: - Valorização do gaúcho; - Conhecimento da história do Rio Grande do Sul e das pessoas que fizeram parte dela; - Identificação dos costumes e tradições (pilchas, chimarrão, churrasco, danças, linguagem...); - Reconhecimento da importância do Rio Grande para o País; - Vivenciar a cultura gaúcha. PROBLEMA: Gaúchos: quem somos? REFERENCIAL TEÓRICO: O povo gaúcho vem construindo sua história ao longo dos anos. Foi reconhecido como povo valente, que lutou por uma terra independente ao longo dos dez anos da Revolução Farroupilha. Neste período enraizaram-se os costumes e a cultura. E também cabe a Escola manter viva essa tradição, desenvolvendo nos alunos o amor pelo nosso chão, o Rio Grande do Sul, este pedaço do Brasil. METODOLOGIA: A história do gaúcho, suas origens e tradição fazem parte do currículo da Escola e durante a Semana Farroupilha intensifica-se o estudo desta tradição, época onde é possível vivenciá-las. Nossa Escola assumiu o papel de resgate e transmissão de nossas raízes mais autênticas, pois só se ama , preserva e divulga aquilo que se conhece, esse é o compromisso da escola com os alunos, de valorizar e conhecer o tradicionalismo. O culto às tradições deve ocorrer o ano todo e não podemos deixar que fique limitado ao período da Semana Farroupilha e, por isso, precisamos trabalhar conceitos da história gaúcha durante o ano letivo.
Assinar:
Postagens (Atom)